REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

 

 

RESUMO

 

 

Esta pesquisa tem como temática o Livro Didático.Parte de constatação sobre a problemática do discurso freqüente que defende a rejeição do Livro Didático, sua eliminação da sala de aula, como se fosse um artefato recém inventado, de existência ainda indefinida e perigosa, criado para oprimir e submeter o professor, enriquecendo autores e editores - situação a qual é preciso, portanto, lutar.Contudo, ao se lançar um olhar sócio-histórico sobre o Livro Didático no Brasil, percebe-se a história de nosso ensino, das práticas escolares, da transformação das disciplinas ao longo do tempo, que se encontram imbricadas nas políticas culturais, sociais e, conseqüentemente, educacionais. A partir desse cenário, procura-se aprofundar a análise sobre os aspectos relacionados à utilização do Livro Didático em sala de aula, bem como identificar de que modo esse recurso do ensino tem apontado para o melhoramento das práticas escolares numa Escola Pública Estadual Central, de Ensino Fundamental, na cidade de Sumaré. O procedimento de análise adotado na pesquisa constitui-se de duas fases. A primeira, considera a história do Livro Didático numa perspectiva sócio-histórica e as medidas aplicadas a partir de 1.996 pelo MEC, que passa a avaliar sistemática e continuamente o Livro Didático, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e com a criação  do “Guia dos Livros Didáticos” em 1997.A segunda fase diz respeito à análise de entrevistas feitas na escola com professores do Ensino Fundamental, sobre o universo da prática do trabalho pedagógico desenvolvido a partir dos conteúdos veiculados ao Livro Didático. Visando fundamentar este trabalho de pesquisa, serão utilizados os referenciais de: Freitag ( 1998) Faria(1986), Molina(1988), Soares(1996), documentos do MEC e da Secretaria da Educação, artigos e revistas especializadas sobre o tema. A relevância social se dá pela necessidade de se pensar, através de nova ótica, a possibilidade de criação de canais de discussão sobre a valorização do Livro Didático como um recurso que pode, por meio de uma exploração crítica, permitir uma prática pedagógica dinâmica, participativa e criadora.

             

 

 

Palavras-chaves : Livro didático – análise – práticas pedagógicas

 

Orientador: Profª. Me. Leny Azevedo

 

Localização: 370/TCC G613p 63