TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA - CONFLITOS E CONTRADIÇÕES

 

RESUMO

 

Esta pesquisa tem como temática a relação entre teoria e prática pedagógica na formação de docentes e discentes. Para tanto, partimos do pressuposto que a relação teoria e prática pedagógica se estabelece de acordo com princípios educacionais que apresentam contradição entre a prática e a formação teórica, por isto, de acordo com as observações empíricas feitas em ambientes de trabalho de professores observamos que nas concepções de educação que o professor tem, muitas vezes negligenciam a formação integral e autônoma dos educandos. Portanto, temos como objetivo: 1) Discutir a importância da teoria recebida na formação do professor observando os procedimentos metodológicos encaminhados na sua prática; 2) Refletir sobre a relação: Teoria e prática na formação do professor, estabelecendo possíveis pertinências e/ou não pertinências de serem observadas no processo educacional dos alunos. Fundamentamos nossa análise em autores como: Fernando Becker, Girox, Gamboa, Saviani e Paulo Freire, entre outros. Realizamos pesquisas de cunho qualitativo através de diário de campo e entrevistas com professores no exercício de sua função, da rede pública municipal e estadual.

 

Palavras-Chave: Prática Pedagogia – Teoria – Formação de Professores

 

Orientador: Profª. Me. Maria Aparecida Belintane Fermiano

Localização: 370/TCC V273t 14643