05 out

O curso ‘Princípios Básicos para Corredores Amadores’ atraiu bom público às Faculdades Network na noite desse dia 04/10. Apesar de ter sido destinado especialmente àqueles que amam correr de forma amadora, o prof. Adriano Vitorino ministrou o tema a uma sala de aula lotada, tanto por acadêmicos de Educação Física como convidados! Além de avaliações, objetivos e estratégia de treinamento, o conteúdo programático contou também com fortalecimentos educativos e técnicas, com teoria e a parte prática na quadra poliesportiva da instituição.

 

Ele comentou a necessidade da avaliação de anamnese, por exemplo, que ajudará a definir o perfil e a estrutura do corredor, e consequentemente o objetivo que ele deseja alcançar. O tipo e a intensidade de treinamento, juntamente com a atividade e a duração, vão variar de acordo com o biótipo do corredor: se é experiente ou iniciante. Ou seja, são necessárias estratégias de treinamento. “Existe a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico”, explicou.

DSC_0018

Para o coordenador do curso de Educação Física das Faculdades Network, prof. Thiago Augusto Costa de Oliveira, o curso foi muito elogiado, e já está sendo estudada a possibilidade de o palestrante retornar para o Fórum da instituição. “Recebi feedback muito positivo, e estou pré-agendando dois cursos em novembro. Nosso objetivo em oferecer cursos para nossos alunos e para a comunidade é a concretização de filosofia de trabalho da instituição, que converge para a formação de profissionais altamente qualificados e prontos para ingressarem no mercado de trabalho”, comentou.

 

De acordo com o prof. Thiago, conhecimento pode ser entendido como o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. “Para nós, como área acadêmica orientada, o conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos, em nossas aulas e com os cursos de formação complementar que oferecemos aos nossos alunos corroboramos com a ideia de Confúcio de que ‘a essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído’”, finalizou.

 

O prof. Adriano Vitorino tem know-how de 18 anos na área. Como treinador integrante da Confederação Brasileira de Atletismo, participou de vários campeonatos Mundiais, Sulamericanos e Jogos Panamericanos, além de ter atuado nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Ele também é diretor de Esportes e presidente do Conselho Municipal de Esportes de Valinhos.

 

A galeria de fotos está disponível na página do Facebook.