09 out

Outubro Rosa: você é diferente de todas as mulheres, mas precisa se cuidar do mesmo jeito! A frase consta do material de conscientização que a professora Luciana Vicente Marinho, do curso técnico de Enfermagem das Faculdades Network, entregou aos acadêmicos da instituição. A iniciativa super bacana aconteceu no último dia 4. Ela foi de sala em sala, e entregou um bombonzinho com a mensagem de prevenção, já que neste mês acontece em todo o país a campanha de prevenção ao Câncer de Mama.

Como profissional da área da saúde, a professora Luciana elencou os fatores relacionados à doença, pois com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Entre eles, o envelhecimento, excesso de peso, sedentarismo, consumo de álcool, exposição a radiação ionizante, fatores relacionados a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, e história familiar de câncer de ovário.

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A intenção é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.