• 19 3476.7676 | 19 3873.2828

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Atividades Extracurriculares são atividades oferecidas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio visando enriquecer o currículo dos estudantes conforme seu interesse durante toda sua vida acadêmica. As atividades são oferecidas em período contrário as aulas conforme o interesse dos estudantes. As aulas de Educação Física são realizadas no horário de aula. Exceto para o Ensino Médio que é no período da tarde.

São oferecidas as seguintes modalidades: dança, karatê, idiomas e informática. Inclui também xadrez, aperfeiçoamento esportivo e o programa de intercâmbio para Ensino Fundamental II e Médio. Conheça a importância de cada uma delas para o desenvolvimento dos alunos e suas particularidades.

Escolher atividades extracurriculares com o seu (sua) filho (a) pode ser uma ótima opção para evitar que ele (a) passe o dia todo sozinho em frente à televisão ou ao computador, as atividades ainda contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades. Diversas pesquisas indicam também que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.

Um estudo feito pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, nos Estados Unidos, mostrou que enquanto 40% dos meninos e meninas entre 5 e 18 anos não tinham nenhuma atividade fora da escola, entre 3% e 6%, gastavam vinte horas por semana em cursos e aulas antes ou depois do horário escolar. Não por acaso, eram justamente esses últimos os que demonstravam melhor preparo educacional e psicológico.

Para ajudar o aluno(a) a escolher a(s) atividade(s) extracurriculares os pais devem levar em conta a necessidade do aluno(a), mas o desejo dele deve ser determinante. Os pais não devem projetar, em seus filhos, seus sonhos pessoais que não foram realizados.

Converse sobre as opções oferecidas para seu(sua) filho(a) e explique o que é cada uma das atividades. Se ele(a) demonstrar vontade de fazer determinada atividade, os pais devem conversar sobre essa escolha (do que ela gosta? Por quê? O que pretende com essa atividade?). E fazer alguns combinados, por exemplo, de que ela irá permanecer na atividade por algum período de tempo (6 meses). Isso a fará entender sobre sua responsabilidade em relação à atividade escolhida e irá evitar que ele desista facilmente.

modl