24 mar

Salas com muitos estudantes focados na aula e professoras que acabaram de passar por treinamento de Cambridge. A aula de Inglês que o Colégio Network disponibiliza como opção extracurricular à comunidade acadêmica é apenas uma das atividades oferecidas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio, visando enriquecer o currículo dos estudantes. As atividades acontecem no contraturno do período em que os estudantes cursam as aulas da grade curricular. Além do Inglês, idioma extremamente importante e que fará a diferença no futuro profissional e intelectual, o Colégio Network conta com as modalidades de Informática, música, teatro, robótica, dança, karatê, xadrez e natação.

“Escolher atividades extracurriculares pode ser uma ótima opção para evitar que a criança passe sozinha o restante do dia, ou seja, as atividades contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades em período em que ela não está na sala de aula”, comenta a CEO do Colégio e Faculdades Network, doutora Tânia Cristina Bassani Cecilio.

Para ela, a autoestima e timidez, por exemplo, podem ser trabalhadas nas aulas de teatro, enquanto raciocínio lógico e coordenação motora são desenvolvidos nas aulas de robótica. Inúmeras pesquisas indicam que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.

Um estudo feito pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, nos Estados Unidos, mostrou que enquanto 40% dos meninos e meninas entre 5 e 18 anos não tinham nenhuma atividade fora da escola, entre 3% e 6%, gastavam vinte horas por semana em cursos e aulas antes ou depois do horário escolar. Não por acaso, eram justamente esses últimos os que demonstravam melhor preparo educacional e psicológico. “Para ajudar a criança escolher as atividades extracurriculares os pais devem levar em conta a necessidade individual, apesar de que o desejo do filho ou filha deve ser determinante. Os pais não devem projetar em seus filhos os sonhos pessoais que não foram realizados”, diz.

 2

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES

As atividades físicas ou idiomas são extremamente importantes na vida da criança, especialmente para ocupar o restante do tempo em que ela não está na sala de aula. Os pais interessados devem se informar junto ao setor de encaminhamento de empregos e estágios e intercâmbios (SEEI). Confira os benefícios das aulas extracurriculares que o Colégio Network oferece aos seus alunos.

 

IDIOMAS: a direção oferece o Inglês com o intuito de desenvolver ainda mais a fluência dos alunos. O currículo do Colégio Network inclui o inglês desde o primeiro ano do Ensino fundamental, e no Ensino Médio acrescenta-se o Espanhol. Outros idiomas podem ser oferecidos conforme o interesse dos grupos. Nas aulas é utilizada a metodologia da universidade de Cambridge – adequada para cada faixa etária: Hippo and Friends – Educação Infantil (a partir de 3 anos); Kid´s box – American English (Fundamental); American More – Fundamental II; Interchange (Ensino Médio).

 

INFORMÁTICA: o computador é ferramenta pedagógica importante na atualidade, por estimular a mente das crianças, e potencializar o seu desenvolvimento intelectual. A Network oferece essa tecnologia como proposta de aperfeiçoamento do processo educativo, com softwares educacionais.

3

INTERCÂMBIO: o intercâmbio é uma oportunidade que os estudantes da Network têm para ampliar a sua cultura geral, conhecer outros povos e, principalmente, aperfeiçoar os idiomas. Para atender essa demanda a Network desenvolveu uma parceria com a International Global, visando encaminhar os alunos – em grupos ou individualmente – para 23 países de 6 idiomas diferentes. A intenção é realizar nas férias escolares de julho próximo um intercâmbio para Portugal.

 

DANÇA: a dança tem como objetivo oferecer às alunas amplo conhecimento artístico-cultural, conscientização corporal e habilidades de performance, além de incentivar e revelar talentos de dança, estimula a responsabilidade, a organização e a disciplina. Essas atividades – também oferecidas aos meninos interessados e que não fazem karatê – são disponíveis a partir de 2 anos.

 

BALLET: além de trabalhar atividades da dança na educação o Colégio Network tem como objetivo desenvolver a técnica do ballet e seus atributos: disciplina, visão, tenacidade, beleza, coordenação, precisão, expressão, imaginação, entre outros.

 

JAZZ: esta modalidade desenvolve a criatividade, a coordenação, a expressão corporal e, principalmente, as técnicas do jazz.

 

SAPATEADO: o sapateado tem como objetivo proporcionar uma percepção rápida de movimentos, coordenação motora, musicalidade e agilidade dos pés. É uma modalidade que não necessita de grandes esforços físicos, além de propiciar uma aula muito animada e descontraída.

 

KARATÊ: o Karatê é um sistema de autodefesa altamente eficaz que fortalece a musculatura dos braços, pernas, abdômen, costas e confere flexibilidade às articulações de todo corpo. Trabalha a resistência, a potência e a velocidade. Os movimentos estimulam o metabolismo, o sistema circulatório e aumentam a capacidade respiratória. O Karatê tem também como objetivo a formação do caráter, o autocontrole, a perseverança, entre outros. Essa atividade também é oferecida para as meninas interessadas e que não fazem dança.

 

NATAÇÃO: a natação da Network tem como objetivo desenvolver a autonomia e a confiança no ambiente aquático, assim como a motricidade, além de trabalhar a técnica dos quatro estilos de nado: crawl, costas, peito e borboleta, bem como mergulho, saídas e chegadas. Esta modalidade é destinada para alunos de todos os níveis, a partir de 2 anos. A natação é oferecida em piscina coberta e aquecida.

 

ROBÓTICA: a robótica é uma atividade que amplia os conhecimentos dos alunos e desenvolve habilidades e características essenciais, como trabalho em equipe, pesquisa, criatividade, raciocínio lógico, liderança, programação e capacidade de inovação.

 

MUSICALIZAÇÃO: tem como objetivo estimular o desenvolvimento global do aluno, através do ouvir, sentir e perceber – fatores indispensáveis na aprendizagem da música, principalmente na fase da sensibilização. O trabalho é feito com a utilização da flauta doce como instrumento complementar.

 

TEATRO: as aulas de teatro objetivam proporcionar aos alunos a integração com diversas técnicas da arte de representar. São exploradas a criatividade, a comunicação e as expressões corporais e faciais. Os grupos compõem diversas peças que são apresentadas ao longo do ano em eventos do próprio Colégio e outros externos.