• 19 3476.7676 | 19 3873.2828

Faculdades NetworkUma brinquedoteca é reconhecida como espaço preparado para estimular a criança a brincar, permitindo o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Orientados quanto às necessidades psicopedagógicas das crianças, os educadores que trabalham nas brinquedotecas trabalham para desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho, criar espaços de convivência que propiciem interações espontâneas e desvincular o valor lúdico do monetário do brinquedo.

Na Network, o espaço da Brinquedoteca é muito utilizado pelos professores e alunos do Colégio e também pelos universitários, como campo de observação e aplicação de projetos, dentro de um ambiente lúdico, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Por meio das atividades lá desenvolvidas, a criança é estimulada a construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.

A Brinquedoteca, entre outros objetivos, procura ainda: – estimular o desenvolvimento integral das crianças, – valorizar o brincar e as atividades lúdicas, – possibilitar à criança o acesso a vários tipos de brinquedos e de brincadeiras, – enriquecer as relações familiares, através da participação dos adultos nas atividades infantis, – emprestar brinquedos, – desenvolver hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos.

As técnicas da brinquedoteca são utilizadas em diferentes contextos, por isso os universitários buscam sempre nesse espaço uma capacitação alternativa. Encontra-se ações de brinquedotecas: – em hospitais, destinadas a amenizar o sofrimento das crianças internadas, – terapêuticas, que auxiliam no trabalho com crianças portadoras de deficiências, – anexas a Universidades, onde se realizam pesquisas sobre o desenvolvimento infantil e onde são testados novos brinquedos e brincadeiras, – comunitárias, onde as relações de vizinhança são estimuladas, – em clínicas psicológicas, quando colaboram no tratamento de crianças com dificuldades de comportamento etc, – compostas por material de sucata (as “sucatecas”) que utilizam brinquedos confeccionados com material em desuso.