05 set

“Excelente oportunidade de aprendizado aos nossos estudantes. Em nome da direção do Colégio Network, só temos a agradecer a equipe fantástica da Coden que nos proporcionou essa vivência – ao Evaldo Coradini, Thiago Jozer, e, especialmente, a Fernanda Dagrela, responsável pelo setor de meio ambiente”. As palavras são do prof. Bruno Godoy, após visita monitorada à Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) – empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do Município, no último dia 30.

Ele acompanhou um grupo de 43 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Network a ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, como parte de trabalho da disciplina de Química.

A primeira parte da visita foi na ETA, e os estudantes foram recebidos pelo responsável Evaldo Coradini. Na ocasião, eles assistiram a um vídeo sobre o saneamento; e em seguida, visitaram ‘in loco’ os processos pelos quais passa a água captada nas represas da cidade até chegar às torneiras da população.

Na ETE Quilombo, onde é tratado todo o esgoto coletado do Município, os estudantes foram recepcionados por Thiago Jozer, que os acompanhou no percurso de visitação – da entrada dos efluentes ao tratamento e separação do lodo à água límpida.

“Ficamos felizes com o resultado, já que os estudantes puderam aprender, na prática, alguns conceitos teóricos aprendidos em sala de aula”, finalizou o prof. Bruno Godoy.