03 mai

“A sociedade é feita de conexão, e nos dias atuais essa conexão tem ocorrido mais via internet. E a esperança é que a carta seja o resgate dessa conexão entre ser humano e a natureza”. O trecho se baseia na conclusão da redação da estudante do 9º ano do Colégio Network de Nova Odessa, Sofia Tognella – vencedora da fase regional da 47ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e, no Brasil, realizado pelos Correios.

A estudante que pretende se formar em Biologia disse que levou duas semanas para escrever a carta, e que imaginava ficar entre as melhores.  “Confesso que esperava ficar entre as três primeiras colocações, mas jamais passou pela cabeça conseguir o prêmio máximo. Estou muito feliz e vi que todo o esforço e dedicação deram resultados”, comemorou a menina que também ama desenho artístico e fotografia.

O resultado, além da 4ª colocação em âmbito nacional, lhe rendeu o prêmio de R$ 2 mil; e outros R$ 2,5 mil para o Colégio Network. “Vou guardar o dinheiro da premiação para o futuro”, explica Sofia.

Sofia Tognella pretende se formar em Bilogia

Segundo Sofia, a professora da disciplina de Português, Luciana Pazini, convidou – além dela – outros quatro estudantes para participar do concurso, cujo tema foi ‘Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’.

A estudante recorda que a professora entregou um panfleto com as regras e a premiação, e pediu para que os participantes conferissem o regulamento no site. “Eu agradeço muito a professora Luciana, porque além da experiência, a minha redação foi a premiada”, comentou a estudante.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas tem por objetivo incentivar a alfabetização por meio da arte epistolar, ou seja, incentivar as crianças e adolescentes a expressar sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos.

A CEO da Network, doutora Tânia Cristina Bassai Cecilio, com a estudante Sofia Tognella

A CEO da Network, doutora Tânia Cristina Bassani Cecilio, também comemorou essa importante conquista. “A Sofia está de parabéns, nossa comunidade estudantil está de parabéns e nosso corpo docente está de parabéns. Temos muito orgulho do resultado excepcional dos nossos estudantes. E queremos que os próprios estudantes e professores nos indiquem aonde querem que o Colégio Network invista esse dinheiro obtido com a premiação da redação da nossa querida estudante Sofia Tognella”.