26 set

Eleger os delegados que vão participar da VI Conferência Municipal de Educação de Sumaré, prevista para ocorrer dias 10 e 11 de novembro deste ano. Com essa finalidade as Faculdades Network sediaram na noite dessa segunda-feira (25/09), no anfiteatro da instituição, uma pré-conferência com acadêmicos do curso de Pedagogia.

As pré-conferências vêm sendo realizadas desde o mês passado, e a intenção, de acordo com o prof. Luis Carlos Gonçalves, é que sejam eleitos cerca de 110 delegados. “Temos dois objetivos principais nessa pré-conferência: refletir sobre a importância da educação, e eleger os delegados que vão representar cada escola, instituição ou entidade, explicou.

Na pré-conferência das Faculdades Network foram eleitas as estudantes Jenifer dos Santos, Carol Regina dos Santos Silva, Luciana de Jesus Santos Silva e Karen de Jesus, e a profª. Maria Belintane Fermiano. “É de suma importância que os profissionais da educação participem desses eventos, porque lamentavelmente o cargo de direção de escola, na atualidade, não vem sendo preenchido por competência ou concurso público, e sim por indicação política. Isso tira a oportunidade de vocês [futuros professores]”, justificou a profª. Maria Belintane.

A CEO das Faculdades Network, doutora Tânia Cristina Bassani Cecilio, em seu discurso de abertura citou Paulo Freire e enalteceu o curso de Pedagogia da Network, que há 17 anos vem formando pedagogos, além de destacar a necessidade dos profissionais participarem e opinarem em trabalhos como esse. “Que possamos ter uma visão crítica e interagir em fóruns e conferências da área educacional, pois são fundamentais e farão a diferença na carreira profissional”.

A VI Conferência Municipal de Educação de Sumaré que acontecerá em novembro tem como tema ‘A Consolidação do Sistema Municipal de Educação: proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade’. “A Educação precisa de um trabalho de planejamento. Mês que vem os delegados vão receber o relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação de Sumaré, e são eles que vão aprovar o diagnóstico que será encaminhado ao Ministério”, completou o prof. Luis Carlos.

PEDAGOGIA 3 ESTRELAS
A coordenadora do curso de Pedagogia das Faculdades Network, profª. Helena Prestes dos Reis, também falou da importância da participação dos acadêmicos. “Precisamos opinar nessas ações na educação, especialmente as que trazem mudanças positivas no setor”.

Bom destacar que o curso Pedagogia das Faculdades Network voltou a ser contemplado com o Selo 3 Estrelas do Guia do Estudante. Esse é o quarto ano consecutivo que Pedagogia foi bem avaliada nos cursos superiores do Guia do Estudante (GE) e constará na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

Anualmente o Guia avalia os cursos de instituições em todo o território nacional com base na infraestrutura das faculdades, a formação e produção intelectual dos professores e também os projetos acadêmicos realizados pelos estudantes. Para participar da avaliação do GE o curso precisa atender a quatro critérios: titulação de bacharelado; possuir turma formada há pelo menos um ano; ter turma em andamento e oferecer o curso (presencial) no próximo ano seletivo.

A avaliação é feita anualmente por uma equipe formada por professores, coordenadores de cursos, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Os critérios utilizados são: a titulação do corpo docente, aspectos didáticos e pedagógicos, e atuação dos professores na prática docente do curso e fora da Instituição, atuação do docente em projetos de pesquisa e extensão, entre outros.

A galeria de fotos está disponível na página do Facebook.