12 ago

Essa é a nossa contribuição para seus filhos. Que a partir de hoje vocês [pais] possam ver a Robótica com outros olhos”. Com essas palavras o prof. Adriano Bicalho encerrou sua apresentação sobre a importância da robótica na atualidade. A explanação foi feita no Anfiteatro Nelson Cecilio, do Colégio Network, na manhã dessa sexta-feira (11/08) – em homenagem ao Dia dos Pais. “Depois de ter acompanhado cada etapa no desenvolvimento e conhecimento científico, nossos alunos planejam e passam a montar modelos em grupo, executam cada etapa com atenção e testam suas criações e programações”, disse.

11
Em seu discurso de boas-vindas, ainda no Anfiteatro, a CEO da Network doutora Tânia Cristina Bassani Cecilio pediu reflexão aos pais quanto à necessidade de acompanhar de perto os filhos e dizer ‘não’ quando necessário, especialmente nos dias atuais, em que valores estão sendo distorcidos e algumas liberdades podem causar sérios danos no futuro. “Que edifiquem seus lares dando o bom exemplo de vocês aos seus filhos. As decisões precisam partir de vocês, que são adultos, e jamais de uma criança. Não podemos permitir que elas [crianças] escolham, porque pode ser um caminho sem volta”, comentou ao se referir a ‘ideologia de gênero’.

16

Na sequência, pais e filhos desceram ao pátio da Instituição para prestigiar a I Mostra de Robótica Educacional Network, com inúmeros robôs simulando alguma situação.
Os pais que prestigiaram o evento ficaram encantados com a criatividade no uso da robótica, e aproveitaram a oportunidade para almoçar com seus filhos, o prato do dia: feijoada.

70
As atividades também aconteceram no período da tarde – com a Feijoada e a I Mostra de Robótica Educacional Network. “Foi um dia maravilhoso e estamos satisfeitos pela participação dos pais. Sabemos que não é fácil para todos participarem devido aos compromissos de trabalho. De qualquer forma, queremos que recebam o nosso carinho e gratidão, e desejamos um Feliz Dia dos Pais”, finalizou a diretora.
Os alunos também montaram belos painéis, com frases especiais, que ficaram expostos no pátio.

51

A ROBÓTICA

A I Mostra de Robótica Educacional Network contou com a apresentação, por meio de modelos dos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, de cada etapa da construção do pensamento lógico e interativo visando alcançar construções e programações em robótica. No processo de aprendizagem as montagens permitem situações de construções e discussões em grupo, garantindo ao estudante um melhor aprendizado e formas de lidar desde cedo com o respeito aos diferentes tipos de opiniões na busca de um objetivo único no desenvolvimento das atividades.
Maternal: os pequenos protagonistas não poderiam ficar de fora da I Mostra, e apresentaram algumas montagens que retratam um pouco do início do pensamento lógico da ordenação de quantidades.

Ensino fundamental I: no início da alfabetização, a criança passa a olhar o mundo a sua volta com outros olhos, buscando significados nos detalhes do cotidiano. Nessa faixa etári os alunos apresentaram montagens que replicam a sua visão de ordem e localização. Conforme vão avançando, passam a montar alguns modelos que imitam seres e máquinas do cotidiano de uma cidade ou campo. A evolução fica evidente no tipo de montagens e abordagens do cotidiano, e a simples montagem já não satisfaz, levando-os a testar e ver o pleno funcionamento – nem que seja com alavancas ou fontes de energia alternativa.

Ensino fundamental II: com um pensamento mais refinado, os alunos já passam a identificar a sua volta os vários fenômenos científicos que podem se tornar modelos interativos e seu funcionamento explicado por rotinas matemáticas, ou seja, passam a programar esses modelos para executarem funções lógicas por meio de uma central programável e a interação de engrenagens e motores. Conseguem visualizar na prática os conceitos e modelos estudados em sala na área das ciências física e biológica.

Ensino Médio: depois de ter acompanhado cada etapa no seu desenvolvimento e conhecimento científico, os alunos passam a montar modelos que imitam situações da natureza para um aprofundamento de seu conhecimento e afirmação de conceitos teóricos na prática. Além de montar esses modelos, são levados a planejar essa montagem em grupo, a executar cada etapa com atenção, testar seus modelos, programações e, finalmente, apresentar um relatório sobre cada etapa desse desafio como trabalho de conclusão.

A galeria de fotos está disponível na página do Facebook.