04 out

A Network – um dos patrocinadores do Movimento Azul e Rosa “Prevenir é Amar”, de prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata – promoveu na manhã dessa quarta-feira (04/10), no anfiteatro Nelson Cecilio, a palestra Saúde da Mulher – Rastreamento de Câncer de Mama e Ginecológico. O tema foi proferido pela médica ginecologista e obstetra doutora Regina Paula Zambotti. Além dela, participaram as voluntárias do Movimento – Eliete Rodolfo Calsavara e Livia Andrade, que tiveram a doença há 16 e 3 anos, respectivamente. Elas deram depoimento emocionante e contribuíram com essa campanha de conscientização sobre a prevenção.

 

IMG_5817

 

A doutora Regina abriu a palestra falando aos estudantes do Colégio Network sobre a importância da prevenção, com exames tanto do câncer de mama como ovário, útero e intestino, e destacou simples ações que fazem a diferença. Ela também reforçou a necessidade de evitar o uso constante de sabonetes íntimos, e apresentou em slides os vários tipos de câncer. Citou o conceito de saúde da OMS, que é o físico, mental e social. “A saúde da mulher começa pela higiene, inclusive aproveitem o banho para apalpar as mamas e verificar se está tudo certo, passa pelo salão de beleza, oftalmo, dermato, dentista (2x ao ano), cardiologista e ginecologista”, explicou.

 

IMG_5799

MAMOGRAFIAS GRATUITAS

O Movimento Azul e Rosa é realizado pelo Lions Club, Casa Apoio do Hospital Estadual de Sumaré, OAB Subseção Sumaré, ACIAS, Rotary Club Sumaré-Ação e Associação Pró-Memória, e conta com o apoio de mais de 170 voluntários. O Movimento vai oferecer gratuitamente neste Outubro Rosa mamografias e outros exames para as mulheres de Sumaré.

 

“O nosso objetivo era oferecer 500 exames, o que seria equivalente a 15 dias de Carreta de Mamografia. Felizmente, é com muito prazer que informamos que ultrapassamos a meta inicial”, comemorou a médica geriatra e coordenadora do Movimento, doutora Renata Pupo.

 

No entanto, há alguns critérios para a realização da mamografia, como não possuir convênio médico e nem ter realizado mamografia nos últimos 12 meses; é necessário apresentar comprovante de endereço de Sumaré, bem como os documentos de identificação RG e CPF. As mulheres abaixo de 40 anos terão que apresentar pedido médico. Os exames devem ser agendados no Instituto da Imagem, por meio do telefone 3803.1111. A liberação da marcação ocorrerá por lotes, durante todo o mês de outubro. “Se algum empresário quiser colaborar, doando mamografias, ou alguém da sociedade desejar ser voluntário, o Movimento Azul e Rosa está de braços abertos para receber a contribuição de cada um”, disse a doutora Renata.

 

Mais informações de como participar pelos whatsapp 9.8139.5885 e 9.8172.8643, ou curta facebook.com/outubrorosaenovembroazul e informe-se sobre esta corrente do bem e de auxílio ao próximo.

 

A galeria de fotos está disponível na pagina do Facebook.