10 nov

Propostas inteligentes, inovadoras, úteis! São os protótipos dos acadêmicos do curso de Engenharia de Mecatrônica e Civil das Faculdades Network, que estão expostos no hall de acesso do campus II, a Poli-Network, em Sumaré. A exposição faz parte do XIII Workshop: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades Network, que se encerra nesta sexta-feira (10/11).

O evento acadêmico conta com inúmeras atividades tanto no campus I, em Nova Odessa, como no campus II, em Sumaré. O Fórum Multidisciplinar Integrador é um evento acadêmico que tem por objetivo oferecer aos estudantes uma programação diferenciada com palestras, minicursos e oficinas nas diversas áreas do conhecimento.

2

Na Poli-Network, a programação conta com apresentação e avaliação dos Trabalhos de Iniciação Científica, Extensão do curso de Engenharia de Mecatrônica e Civil. Os futuros engenheiros assistiram ainda a uma palestra sobre robótica do técnico em Automação Industrial prof. Paulo, e presenciaram a movimentação de um robô pelos corredores da instituição. Outros temas também fizeram parte das câmaras temáticas abertas aos demais estudantes, sempre com foco no desenvolvimento econômico sustentável: meio ambiente e inclusão sócio-ambiental, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento social e saúde.

8

Braço robótico a varal automatizado

Todos os protótipos em exposição vêm de muito trabalho e talento dos futuros engenheiros das Faculdades Network. São propostas criativas, que vão de braço robótico a varal automatizado.

Braço robótico movido por joystick, ou seja, um braço mecânico que funciona sob o comando de um controle remoto. A primeira revolução industrial – conhecida como a revolução das máquinas – ocorreu no período de 1970 a 1850, na Inglaterra, que caracterizou a introdução das máquinas no lugar do homem. Com base na evolução atual, os robôs estão cada vez mais inseridos em várias áreas.

57

Projeto e fabricação de um indexador universal digital e semi-automático para fresadoras convencionais, destinado a indústrias de pequeno e médio porte que utilizam máquinas fresadoras de usinagem convencional.

Estudo de um sistema de controle veicular utilizando smartphone android acompanha a evolução constante da tecnologia dentro dos veículos através da comunicação sem fio.

Melhoria na eficiência do sistema de refrigeração de centros de usinagem, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Projeto de rastreamento solar automatizado é um sistema alternativo de geração de energia, que inclui a aplicação de fotovoltaicas para o sistema de rastreamento.

Proposta de melhoria do sistema de segurança hidráulica em máquinas de injeção de plástico, por meio de CLP (Computador Lógico Programável), que proporciona mais segurança aos equipamentos.

Dispositivo seletor de pilhas utilizando controlador programável CLP na linguagem de programação Ladder.

Rebobinador automatizado de tecido adapta a mesa comum a uma mesa automatizada que rebobina e corta automaticamente o tecido.

Projeto de energia eólica como fonte de energia renovável cuja proposta é produção sensata, menos poluente e menos custosa.

Sistema retrovisor automático por comando de voz, ou seja, movimenta o retrovisor superior interno através de um comando de voz do condutor.

Empilhadeira inteligente guiada remotamente é um protótipo elétrico automatizado que comanda de forma remota, propiciando o aumento da produtividade com mais segurança.

Transelevador para controle de estoque recebe informação em sua área de carregamento e transporta de forma eficaz até o estoque.

Veículo automatizado para monitoramento e limpeza de dutos de ar condicionado. Nesse protótipo, o robô executa a tarefa, ou seja, substitui a higienização manual por sistemas robóticos.

Ticket indicativo de vagas para estacionamento aonde o cliente ao parar na cancela da entrada do shopping, por exemplo, receberá o ticket indicando a vaga onde ele terá que parar, ou seja, não precisa ficar circulando até encontrar uma.

Projeto de varal automatizado para residências propicia conforto, segurança e menos esforço, aliado a uma melhor qualidade de vida, tendo em vista que o software fará o serviço de recolha das roupas caso escureça ou comece a chover.

 

A galeria de fotos está disponível na página do Facebook.