13 dez

De ‘Estufa automatizada para cultivo de tomate cereja’ a ‘Calçado identificador’ passando por ‘Projeto de plataforma móvel para carregamentos e descargas’ a ‘Acionamento de farol automático por localização’. Esses foram alguns dos projetos de Iniciação Científica apresentados na última noite do Seminário Integrador e XIV Workshop de Iniciação Científica e Competição de Projetos da Network (12/12), no campus II da instituição, em Sumaré.

A programação foi realizada durante três noites e contou ainda com palestras, mini-cursos e a tão aguardada Guerra de Robôs. O campus I, unidade das Faculdades Network de Nova Odessa, também ofereceu duas noites de ampla programação.

Para fechar com chave de ouro as atividades na Network Sumaré, antes da guerra de robôs, que atraiu até crianças, o engenheiro Paulo César Gonçalves ministrou a palestra “A importância do Trabalho em equipe”. Ou seja, da captação de recursos ao gerenciamento de recursos; relação das atividades com o mercado de trabalho e com a indústria; demonstração de tipos de robôs e suas categorias na competição e demonstração prática de robôs, onde os alunos tiveram a experiência de controlar os robôs.

Os acadêmicos assistiram também “Como iniciar no mercado de trabalho”, com a especialista em Engenheira Civil, também atuante na área de elaboração de projeto para construção civil, Leila Brito.

Já o engenheiro de Controle e Automação – BBX Eletronics, Ubiratan Tomaz, falou sobre “Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo – Conceito de Empreendedorismo, Captação de Recursos, Oportunidades com a empresa 4.0, Internet das Coisas – IOT, Perfil Empreendedor como diferencial, Importância da auto-educarão no processo de empreender, Gestão de Recursos, Vendas e Marketing”.

Bom destacar que na noite anterior (terça, dia 11), os próprios acadêmicos de Engenharia também realizaram uma guerra de Robôs.

A galeria de fotos está disponível na página do Facebook.