Berçário Sumaré

BERÇÁRIO

Grupo I: 3 a 23 meses | Grupo II: 24 a 48 meses | Período Integral: 7h às 18h | Período Parcial: 7h – 12h40 ou 13h – 18h, (flexível).

   O Berçário da Network articula-se devidamente com a proposta político pedagógica da instituição para os demais níveis de ensino  garantindo ao aluno a continuidade nos estudos do berçário à Pós-graduação, oferecendo a confiança e uma tradição de 30 anos de bons serviços prestados na área educacional.

   Nosso ambiente de trabalho é tranquilo, contamos com um amplo espaço para passeios, banhos de sol, cachoeiras, e demais ambientes que estimulam os bebês, como o projeto de iniciação a leitura que começa na tenra idade com leituras feitas pelos pais de livros selecionados na biblioteca e atividade dirigidas com legos e iniciação à robótica, propiciando diversas situações de aprendizagem prazerosa e convivência social feliz e fraterna.

   Estimulamos nos bebês a percepção visual, auditiva, tátil e desenvolvimento oral.  A autonomia, a expressividade, a autoestima, a capacidade de dividir, interagir, ouvir, resolver conflitos, respeitar, o controle do corpo e da força, o equilíbrio e a organização do pensamento, são fundamentais para o desenvolvimento pleno dos bebês e das crianças e é de fundamental importância que a afetividade seja o principal eixo articulador das práticas pedagógicas e esse é um ponto alto do berçário da Network. Conosco seu bebê irá se sentir feliz e seguro e consequentemente a sua família também.

   O nosso trabalho pedagógico desenvolve-se por meio de seis eixos Movimento, Música, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, que visam estimular o desenvolvimento sócio afetivo, o raciocínio lógico e a linguagem de maneira lúdica.

   São oferecidas vivências com animais (porquinho da índia, peixes, galinhas, pássaros e contato com o meio ambiente), respeitando as especificidades de cada bebê.

   Distinguimo-nos por trabalhar com um número reduzido de alunos por turma e mantemos a média de um profissional para cada três bebês.

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ÁREAS DO CONHECIMENTO

✔ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
Dar ênfase a músicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento da linguagem oral;
Brincar;
Expressar desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
Relacionar-se progressivamente com seus pares e os demais;
Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc.

✔ MOVIMENTO
Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto, gestos, movimentos simultâneo, etc;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
Participação em brincadeiras de roda ou de danças circulares;
Cuidado com postura e expressão corporal;
Brincadeiras de esconder com cabaninhas, lençóis, labirintos (riscos no chão com barbante, giz,etc), texturas, areia, etc;
Brincadeiras com materiais que propiciem a descoberta e exploração do movimento;
“Leitura” de histórias com tapetes, almofadas e brinquedos que convide a concentração.

✔  ARTES VISUAIS

Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos, conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, fotos, vídeos, etc.

✔ NATUREZA E SOCIEDADE
Brincadeiras vinculadas a cultura;
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa;
Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;
Interação com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras, exploração de espaços, contato com a natureza, etc;
Noções básicas necessárias com o trato com animais, identificação de perigos que oferecem, higiene ao tocá-los, etc;
Atividades que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados, preservação, etc;
Refletir sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza;
Observação e percepção dos componentes da paisagem local e se possível das mudanças ocorridas nelas.

✔ MATEMÁTICA
Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados, brincadeiras, etc para que reconheçam que estas estão presentes no cotidiano;
Comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
Utilização de circuitos numéricos para andar, pular, correr;
Refletir e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas relações de comparação, quantidades, representações mentais, etc;
Noção da relação dos conceitos matemáticos entre objeto e quantidade;
Atividades como construções de torres, pistas de carrinhos e cidades com blocos de madeira ou encaixe para representar o espaço numa outra dimensão;
Organizar espaços com brinquedos e objetos que contenham números como telefones, relógios, máquina de calcular, etc;
Utilização do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o aniversário ou qualquer outro evento, etc;
Comparação do tamanho dos pés, altura, peso em gráficos;
Utilização de jogos com números;
Contagem oral e visual de sequência numérica.

F

  1. Proposta Político Pedagógica atualizada;
  2. Apoio, capacitação e supervisão dos planos de ensino semanalmente;
  3. Equipe multidisciplinar composta por mestres, doutores, psicólogos, pedagogos, nutricionista, professores de educação física, auxiliares de enfermagem, universitários e cuidadores;
  4. Acompanhamento escolar de fonoaudiólogo e dentistas;
  5. Sistema didático positivo e Plataforma de aprendizagem On;
  6. Projetos multidisciplinares integradores destacando-se Sofia;
  7. Alimentação saudável supervisionada por nutricionista;
  8. Atividades extracurriculares e período integral;
  9. Número reduzido de alunos por turma (1 colaborador exclusivo para cada 3 bebês);
  10. Água de poço artesiano regulamentado em todas as torneiras e bebedouros;
  11. Seguro individual do aluno;
  12. Câmera de monitoramento para pais;
  13. Contato com a natureza e animais;
  14. Biblioteca com projetos de incentivo a leitura e administrada por bibliotecário;
  15. Sala da soneca com berços exclusivos com roupas de cama para cada bebê;
  16. Sala de banho e banheiro adaptado às necessidades infantis;
  17. Uniforme com design exclusivo;
  18. Sistema de gestão escolar com acesso remoto ao boletim e boleto escolar do aluno;
  19. Equipe de brigadistas preparados para primeiros socorros;
  20. Continuidade nos estudos do berçário à Pós-graduação.

 Enfim, todo conforto, afeto e segurança que seu filho merece para crescer feliz e saudável!