ENGENHARIA MECATRÔNICA E CIVIL

ENGENHARIA MECATRÔNICA 

Portaria de Autorização nº 84 de 08/06/12 publicada no D.O.U. de 11/06/12 Carga Horária: 4.320 h

Coordenador: Prof.

✔ IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO 

Você é criativo? Gosta de automóveis e da tecnologia envolvida? Interessa-se por processos automatizados e robôs? Se sente atraído por mecânica e eletrônica aplicados? Gosta da área de exatas e tem facilidade para desenvolvimento de atividades práticas? Então a Engenharia de Mecatrônica será ideal para você!

✔ PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO

A Mecatrônica é uma tendência no desenvolvimento de produtos e na automação de máquinas. É uma das áreas com maior dificuldade na hora da contratação de profissionais qualificados. O Brasil forma apenas um terço dos engenheiros que precisa. Nesse contexto, o Engenheiro Mecatrônico tem empregabilidade altíssima, pois, cada vez mais, os engenheiros de sucesso terão que se envolver com a mecatrônica para se capacitar às posições de coordenação, gerência e liderança de equipes de desenvolvimento.

✔ PERFIL DO ENGENHEIRO FORMADO PELA NETWORK

O curso de Engenharia Mecatrônica das Faculdades Network visa formar profissionais versáteis e com habilidade de produzir soluções em circunstâncias diversas aplicando conhecimentos científicos no desenvolvimento tecnológico.
Visa o mercado atual, tanto para indústria automotiva, no que ser refere aos seus produtos, quanto para a automatização de todos os tipos de processos industriais.

✔ DIFERENCIAL DO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA DA NETWORK 

O Engenheiro Mecatrônico é o profissional que agrega às habilidades de Engenharia Mecânica os conceitos e técnicas de Informática, Eletrônica e Eletrotécnica.

Assim, o curso da Network, além de contemplar disciplinas específicas essenciais como: Instrumentação e Controle, Microcontroladores, Processamento Digital de Sinais, Robótica, Automação Industrial, Gerenciamento de Projetos, entre outras; prevê uma grande quantidade de trabalhos multidisciplinares e aulas de laboratório de modo a dar uma visão global e preparar o engenheiro tanto para atuar efetivamente em projetos, bem como para liderar equipes.

O Engenheiro Mecatrônico tem uma grande inserção nas indústrias modernas, tanto nacionais quanto internacionais. O mercado está em forte expansão, especialmente na região sudeste, pois o profissional está apto a projetar e implementar sistemas automatizados, assim, ganha mercado a medida que aumenta a automação nos processos industriais, manufatureiros e até em alguns setores de serviço, como a medicina.

As empresas automobilísticas estão entre os grandes empregadores, tanto pelos componentes eletrônicos dos carros, quanto pela automatização das fábricas. Além da indústria automobilística, há outros setores que recrutam profissionais de Engenharia Mecatrônica em grande quantidade, como indústrias têxteis, metalúrgicas, siderúrgicas, de mecânica fina, de cerâmica, de entretenimento (TV’s e parques temáticos), entre outras.

Nossos professores são renomados mestres e doutores com ampla experiência profissional e acadêmica. São motivados e tem acesso às mais recentes pesquisas nacionais e internacionais na área de Engenharia, o que interfere diretamente na qualidade dos engenheiros formados pela Network. Esses grandes diferenciais garantem o sucesso de nossos alunos no mercado de trabalho. Atualmente 87% dos alunos estão inseridos no mercado de tralho. Fonte – SEE de julho 2015.

ENGENHARIA CIVIL

Portaria de Autorização nº 674 de 04/07/2017,  publicada no D.O.U. de 06/07/2017  | Carga Horária: 4.320 h

✔ IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO 

Você gosta de projetar obras? Acompanhar processos de construções? Tem facilidade em desenvolver instalações elétricas e hidráulicas? Então, a Engenharia Civil é ideal para você!

✔ PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO

Há setores vitais e que necessitam do profissional da Engenharia Civil. Um deles é a área de saneamento. Para superar a crise no abastecimento de água nas cidades precisam ser realizadas obras de grande porte, e que demandam profissionais da engenharia civil. A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. Se a construção de novos imóveis está em baixa, existe uma demanda para a manutenção de casas e edifícios com mais de cinco anos. Uma parte desses graduados ainda é absorvida pelo mercado financeiro, atuando em bancos, financeiras e administradoras de fundos.

✔ PERFIL DO ENGENHEIRO FORMADO PELA NETWORK

O engenheiro formado pelas Faculdades Network é crítico, reflexivo, ético, humanista, autônomo e empreendedor, capacitado a intervir, promover, e disseminar conhecimentos nas áreas contábeis. O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

 

✔ DIFERENCIAL DO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL DA NETWORK 

Diferencia-se de outros cursos pelo forte currículo que contempla as principais áreas de construção, facilitando a inserção do profissional no mercado de trabalho.

Além das disciplinas e das atividades em laboratório específico das engenharias, na área das Ciências Exatas, o curso de Engenharia Civil inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. Nos três anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia.

Nossos professores são renomados mestres e doutores com ampla experiência profissional e acadêmica. São motivados e têm acesso às recentes pesquisas nacionais e internacionais da área, o que interfere diretamente na qualidade dos profissionais formados pela Network

BIBLIOTECA VIRTUAL 

Acesso a milhares de livros com mais de 40 áreas do conhecimento na Biblioteca Virtual – Pearson do Brasil. 24 horas/dia, 7 dias/semana sem limite de acessos.

✔ INFRAESTRUTURA 

Biblioteca especializada com amplo acervo de livros e revistas, títulos nacionais e internacionais; Laboratórios de Física, Química, Eletricidade e Eletrônica, Sistemas Digitais, Automação Industrial, Processos de Mecânica;Laboratórios de computação de última geração com softwares originais específicos da área; Salas de estudo; Salas multimídia com Wi-fi.