Google For Education

O que é o Google for Education

A plataforma desenvolvida pela Google visa facilitar o dia a dia de professores e alunos e melhorar a experiência em sala de aula a partir de ferramentas educacionais gratuitas. A proposta existe desde 2006 e permite que docentes criem oportunidades de aprendizagem e tenham suas atividades administrativas simplificadas com um trabalho colaborativo. Por funcionar a partir da tecnologia em nuvem, é possível que os educadores utilizem as soluções da plataforma na sala de aula, e o mesmo vale para os alunos.

G Suite for Education, como é chamado, é um conjunto de aplicativos e ferramentas gratuitas e seguras, sem anúncios e dentro dos padrões exigidos pelas leis de privacidade e segurança. A plataforma oferece os principais serviços da Google e mais, como Gmail, Drive, Agenda, Documentos, Formulários, Hangouts e Grupos.

Google for Education: motivos para usar

Usar o G Suite for Education nas salas de aula pode trazer uma série de benefícios para estudantes, professores e educadores.

Fácil acesso a tudo e em qualquer lugar

Todo o conteúdo disponibilizado na plataforma é automaticamente salvo na nuvem e pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa maneira, alunos e professores podem abrir seus livros, enviar trabalhos, checar emails, olhar a agenda, editar documentos e muito mais.

Segurança e privacidade

Como muitas vezes são salvos trabalhos e documentos importantes, além de todos os dados pessoais que existem dentro de uma sala de aula virtual, as medidas de segurança são fundamentais. Até a caixa de emails é checada para permanecer livre de vírus e spams.

Possibilidade de interação entre alunos e professores

Com a ajuda da plataforma e dos aplicativos do Google for Education, a interação dentro e fora da sala de aula é muito maior e mais prática. Os alunos podem, por exemplo, fazer trabalhos em grupo e compartilhar tarefas de maneira colaborativa em tempo real. Os professores também podem participar, enviando correções e avaliando o progresso dos estudantes.

É possível, ainda, criar fóruns de discussão e tirar dúvidas em tempo real.

Armazenamento ilimitado

Com a possibilidade de lidar com um grande volume de dados, o armazenamento pode até ser considerado uma possível preocupação, mas os 10 GB gratuitos disponíveis na nuvem conseguem arquivar uma quantidade considerável de arquivos. Caso seja necessário, a assinatura do Google for Education permite expandir e tornar esse armazenamento ilimitado.

Além disso, o Google for Education pode ser utilizado por qualquer grupo de alunos, independentemente de faixa etária ou instituição de ensino.