Período Integral

PERÍODO INTEGRAL

O período integral compreende atividades desenvolvidas em horário contrário as aulas, desenvolvidos com o apoio de universitários devidamente treinados para acompanhar os alunos no desenvolvimento da rotina que compreende: orientação para estudo da apostila e uso do Positivo on, apoio para lições de casa, desenvolvimento de atividades lúdicas e recreação, alimentação, banho, lanche, escovação, descanso. O período integral inclui as aulas de dança ou karatê, inglês, informática e xadrez.

02

VANTAGENS DO PERÍODO INTEGRAL

 ✔ Melhora o rendimento do aluno: No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar a apostila e o Portal ON.

✔ Libera os pais para o trabalho: Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionar atividades extracurriculares que também são muito importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O período integral supre essas necessidades e deixa os pais tranquilos para trabalhar o dia inteiro.

✔ Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso: Uma criança que passa a tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar. Muitas vezes, as crianças passam a tarde com “babás eletrônicas”: televisão, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas.

✔ Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas: É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para acompanhar.

✔ Melhora a convivência em família: Depois de trabalhar o dia todo e chegar em casa cansado, você ainda precisa verificar as tarefas dos filhos e ajudar com as dúvidas. Isso quando a lição de casa foi feita. Caso contrário, é preciso cobrar. E essa cobrança, misturada à exaustão da dupla jornada de “pai-profissional”, acaba causando conflitos em família. O período integral deixa a criança livre para aproveitar a família, sem obrigações. As crianças do integral aproveitam o fim de semana para descansar, sem grandes compromissos com as lições. Usam o tempo livre para curtir a família.

✔ Supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia: Além dos esportes, trabalhamos com período integral e oferecemos diversas atividades de lazer, atividades lúdicas, cultura e tecnologia aos alunos.

✔ Desenvolve hábitos de higiene: Qual pai nunca levou um baile para convencer o filho a entrar no banho? E para fazê-lo escovar os dentes, então? Mas quando a criança está em grupo e todos os amiguinhos lavam as mãos antes de comer ou escovam os dentes após as refeições, fica mais fácil ensinar e criar hábitos de higiene. (fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/)

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PAIS E ALUNOS DE PERÍODO INTEGRAL

As atividades para o período integral ocorrem conforme o calendário acadêmico, as férias ocorrem apenas por 30 dias por ano sendo 20 dias em julho e 10 em dezembro.  Tais alunos são atendidos no mês de janeiro normalmente.

As atividades de período integral ocorrem no horário contrário às aulas sendo no período da manhã (7h às 13h) para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No período da tarde (12h45min às 17h30min) para Ensino Fundamental II e Médio.

A rotina dos alunos de período integral inclui as atividades extracurriculares (dança, karatê, inglês e informática. Inclui também para Ensino Fundamental II e Médio: xadrez e aperfeiçoamento esportivo), que ocorrem as terças e quintas-feiras. Observe abaixo a rotina do período da manhã e da tarde.

03

DA ORGANIZAÇÃO DOS KITS E MOCHILA DO ESTUDANTE

Para maior conforto dos alunos, pedimos aos senhores pais e responsáveis para ajudar na organização diária das mochilas e incluir os seguintes kits com objetos personalizados com o nome do aluno:

✔ KIT DE BANHO: Os alunos que quiserem tomar banho deverão trazer uma “sacolinha” com kit para um banho (contendo toalha de banho (que deve ser trocada diariamente), uma dose de shampoo, condicionador e sabonete líquido). Não é permitido trazer nenhum equipamento elétrico (chapinha, secador, etc…).

✔ KIT DE ESCOVAÇÃO: Este kit deve conter escova de dente, pasta e fio dental, toalha de rosto.

✔ TROCA DE ROUPA: Deve ser uniforme completo para ser trocado após o banho e blusa de frio (também do uniforme) que será usada se houver mudança de clima repentino. As monitoras estão à disposição para falar com os pais às terças e quintas-feiras, no horário das aulas de balé ou karatê ou através de bilhetes enviados na agenda dos alunos.