Com intuito de tornar público o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Network e suas articulações com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), a Network sistematizou 5 (cinco) políticas institucionais sendo:
POLÍTICA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA
Estimular a gestão participativa e melhoria contínua. (objetivo 4).
✔ Elaboração de orçamento participativo;
✔ Elaboração de Planos de Gestão dos setores/cursos participativos a partir dos resultados da Avaliação Institucional;
✔ Integração dos Resultados da Avaliação Institucional ao Setor de Gestão de Pessoas (monitoração do desenvolvimento pessoal);
✔ Criação de O&M; descrevendo as rotinas e gerando manuais para colaboradores, docentes e pesquisadores;
✔ Reestruturação do setor administrativo e integração tecnológica ERP RM Sistemas nos setores:
✔ Recursos humanos, integração de catracas, Departamento Pessoal;
✔ Área Contábil e Controladoria;
✔ Elaboração de Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação.
Valorização das pessoas que compõe o quadro funcional, retendo e atraindo pessoas (objetivo 6).
✔ Atualizar e Aprovar junto ao CONSU o Plano de Carreira e Incentivo à Docência e funcionários técnicos-administrativos.
POLÍTICA DE ENSINO (ARTICULAÇÃO PDI, PPI e PPC)
Manter os cursos existentes no padrão de qualidade alcançado (objetivo 1)
✔ Acompanhar e organizar a participação dos estudantes nos Exames Nacionais. Incluir no plano de ensino atividades de Pesquisa e Extensão, valorizando o cumprimento das diretrizes curriculares e o Enade. Propiciar aulas especiais com simulados aos alunos que prestarão Enade para que esses se sintam seguros e preparados;
✔ Incentivar permanentemente a pesquisa cientifica e a extensão como eixos dinamizadores e integradores do currículo em todas as séries e cursos, exigindo produção intelectual do corpo docente e discente;
✔ Investir para aumentar a quantidade de bolsas de estudos destinadas ao programa de iniciação cientifica (PROBIC);
Diversificar a oferta de cursos para melhor atender a comunidade local e o sistema produtivo (objetivo 2)
Assegurar serviços de apoio e incentivo aos estudantes:
✔ Reestruturação do Projeto de Empresa Júnior de forma que suas funções sejam ampliadas e contribuam para o empreendedorismo, a geração de recursos para os próprios estudantes e incentive as ações de preservação de meio ambiente e responsabilidade social.
✔ Incentivar o Diretório Central Estudantil para formar politicamente os estudantes de forma que saiba articular politicamente em benefício da classe estudantil no âmbito local e nacional.
✔ Manter e ampliar projetos sociais e programas de incentivos e permanência de estudantes carentes na Instituição de forma que possa atender também aqueles que não têm condições de pagar.
POLÍTICA DE PESQUISA E EXTENSÃO – RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
Diversificar a oferta de cursos para melhor atender a comunidade local e o sistema produtivo (objetivo 2)
Priorizar pesquisas para auto-conhecimento Institucional e melhoria da qualidade de vida local permanentemente:
✔ Inserção e atuação regional da IES;
✔ Perfil de ingressantes de todos os cursos e níveis de ensino oferecidos;
✔ Perfil de egresso e empregadores para todos os cursos e níveis de Ensino oferecidos que gere demanda para a IES.
Incentivo a Projetos de Pesquisas e Extensão de Docentes e Discentes que visam:
✔ Focalizar áreas de potencialidades e desenvolvimentos sustentáveis e geração de empregos na RMC;
✔ Memória e História Institucional.
Projetos que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida na comunidade local.
✔ Realização permanentemente eventos científicos com objetivo de integrar os cursos, socializar as pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos e professores bem como os empregadores e campos de estágio;
✔ Publicações de revistas Científicas, Resenhas de TCCs, e anais de eventos científicos, em papel e no formato virtual.
✔ Realização de Seminários:
✔ Avaliação Institucional e seus reflexos em toda comunidade acadêmica nos planos de gestão e planejamentos docentes, previstos em calendário;
✔ Temática da avaliação.
✔ Manter e ampliar a oferta de cursos de Extensão.
POLÍTICA DA QUALIDADE NETWORK
A NETWORK acredita que a QUALIDADE é uma construção coletiva que envolve toda comunidade acadêmica*.
Está comprometida em oferecer aos clientes**uma experiência diferenciada e superior.
✔ Propicia educação de qualidade
✔ Gera novos conhecimentos;
✔ Melhora continuamente o padrão de qualidade dos cursos oferecidos.
Desenvolve uma cultura centrada no cliente.
✔ Prioriza a satisfação do cliente;
✔ Ouve com humildade e respondendo às expectativas do cliente;
✔ Atua de forma pró-ativa e transparente;
Capacita seus profissionais para garantir a qualidade.
✔ Propicia infra-estrutura física e tecnológica adequadas;
✔ Realiza comunicação efetiva dos requisitos da comunidade interna, especialmente dos alunos e objetivos da qualidade;
✔ Valoriza e incentiva seus profissionais.
* (gestores, professores, estudantes, colaboradores, pais e comunidade). ** Entende-se cliente no sentido mais amplo do termo, não reduzindo o relacionamento com o estudante a prestação de serviço.